Alagoas – Quero Integral
Facebook Youtube Instagram

COMO
FUNCIONA

projeto de vida

Estudar é importante, mas é fundamental entender o que a gente está fazendo agora pensando na vida lá na frente. Aqui todo mundo pensa junto, planeja e constrói um futuro.

protagonismo juvenil

Você é a pessoa certa, no momento certo. A gente só está aqui pra ajudar você a escrever, do seu jeito, a própria história.

ACOLHIMENTO

Todos são bem-vindos. As diferenças são o que nos fazem ainda mais fortes. Estudantes, professores, funcionários, amigos e família. Tudo junto e agora.

ELETIVA

Aqui, você pode escolher algumas atividades interdisciplinares e que dão aquela mudada na rotina. Perfeito pra experimentar novos ares.

ORIENTAÇÕES
DE ESTUDO

Não sabe por onde começar? Só vem que a gente ensina técnicas de estudo, autonomia e colaboração.

TUTORIA

Você pode escolher um professor para te acompanhar, trocar uma ideia e dar apoio naqueles momentos que você mais precisa.

APRENDIZADO NA PRÁTICA

Teoria não é nada sem a prática e vice-versa. Aqui, as aulas são dinâmicas e você vai poder aprender na real nos laboratórios.

TEMPO INTEGRAL

Você vai ficar um tempo a mais por aqui, mas nem vai sentir o tempo passar. Em outras palavras, seu desenvolvimento vai ser integral.

Ainda na dúvida?
Então, dá uma olhada.

Quais as diferenças entre o ensino médio integral e o ensino médio em tempo parcial?

A escola de ensino médio integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas.

Para além das disciplinas da base curricular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – há aulas de projeto de vida, eletivas, orientação de estudos e práticas laboratoriais.

Dá para optar entre as aulas da parte da manhã ou da parte da tarde?

Não. No ensino médio integral não existe mais a divisão entre turno da manhã e turno da tarde. O turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia.

Como são as refeições?

Todos os dias, os alunos têm um desjejum ao chegar à escola, um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço, outro intervalo para o lanche da tarde e o jantar antes de ir embora. São 5 refeições por dia e todas elas são oferecidas dentro da escola.

Os estudantes também podem propor atividades?

Sim. Os estudantes do ensino médio integral podem propor projetos, ações e atividades diversas de interesse coletivo e colocá-los em prática nos projetos integradores e nas ofertas eletivas. Nos Clubes Juvenis, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola.

QUANDO COMEÇAM AS MATRÍCULAS E QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

Pré-matrícula – De 08/01/2021 a 15/01/2021
Será realizada online, através do site www.matriculaonline.al.gov.br e consiste no preenchimento de formulário eletrônico com os dados do(a) candidato(a) à vaga e opções de Unidade de Ensino pretendidas.
Documentos – I. Nome completo do estudante; II. Data de nascimento; III. Sexo; IV. CPF do estudante (obrigatório); V. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a conta de energia; VI. Telefone fixo e móvel, se possuir; VII. Endereço de E-mail; VIII. Nome da mãe e do pai; IX. Nome do responsável legal; X. CPF do responsável legal; XI. Declarar se é pessoa com deficiência; XII. Rede Escolar de origem; XIII. Ano/série/período inicial pretendido; XIV.
Escolher o(s )turno(s) em que deseja ser matriculado; XV. Selecionar até três opções de escola.

Renovação de matrícula – De 04/01/2021 a 07/01/2021
O responsável legal do estudante poderá acessar o link e preencher o formulário observando pendências documentais junto a Unidade de Ensino.
Documentos – Somente documentação pendente (caso haja), a ser informado pela Unidade de Ensino

Divulgação dos resultados – De 22/01/2021 e 25/01/2021
Após a efetivação da pré-matrícula, o candidato deverá consultar no site www.matriculaonline.al.gov.br, a Unidade de Ensino para a qual foi selecionado, assim como o local e data para confirmação/realização da matrícula.
Documentos – Nenhum.

Confirmação de matrícula – De 25/01/2021 a 29/01/2021
O estudante maior de idade ou responsável deverá comparecer à escola, com a documentação exigida, para efetivar a matrícula.
Documentos – a) Comprovante de resultado da pré-matrícula do Sistema (https://www.sageal.caedufjf.net/); b) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); c) CPF do estudante (original e cópia); d) Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; e) RG e CPF (original e cópia) do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos; f) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); g) Comprovante de residência atualizado (original e cópia da conta de energia com o código único daEquatorial e CEP); h) 02 fotos 3×4; i) Cartão de vacinação atualizado, para os estudantes do 1o ao 5o ano; j) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1o, 2o e 4o ano do Ensino Fundamental; k) Cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário; l) Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia); m) Histórico Médico Escolar; n) Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta Ensino Integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante ou seu responsável legal; o) Termo de autorização do uso da imagem do estudante assinado (para estudante
menor de 18 anos o termo deverá ser assinado pelos pais/responsáveis).

Atualização das vagas preenchidas e levantamento das vagas remanescentes – De 25/01/2021 e 29/01/2021
A SEDUC divulgará através do site a relação das Escolas estaduais que ainda possuem vagas remanescentes para liberação de matrículas no sistema.
Documentos – Nenhum.

Pré-matrícula para as vagas remanescentes – De 02/02/2021 e 03/02/2021
Será realizada online, através do site www.matriculaonline.al.gov.br preenchimento de formulário eletrônico com os dados do(a) candidato(a) à vaga remanescente e opções de Unidade de Ensino pretendidas.
Documentos – I. Nome completo do estudante; II. Data de nascimento; III. Sexo; IV. CPF do estudante (obrigatório); V. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a conta de energia; VI. Telefone fixo e móvel, se possuir; VII. Endereço de E-mail; VIII. Nome da mãe e do pai; IX. Nome do responsável legal; X. CPF do responsável legal; XI. Declarar se é pessoa com deficiência; XII. Rede Escolar de origem; XIII. Ano/série/período inicial pretendido; XIV.
Escolher o(s )turno(s) em que deseja ser matriculado; XV. Selecionar até três opções de escola.

Resultado e confirmação das matrículas em vagas remanescentes – De 04/02/2021e 05/02/2021
Após a efetivação da pré-matrícula de vagas remanescentes, o candidato deverá consultar no site www.matriculaonline.al.gov.br a Unidade de Ensino para a qual foi selecionado, assim como o local e data para confirmação/realização da matrícula. O estudante maior de idade ou responsável deverá comparecer à escola, com a documentação exigida, para efetivar a matrícula.
Documentos – a) Comprovante de resultado da pré-matrícula do Sistema (https://www.sageal.caedufjf.net/); b) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); c) CPF do estudante (original e cópia); d) Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; e) RG e CPF (original e cópia) do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos; f) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); g) Comprovante de residência atualizado (original e cópia da conta de energia com o código único da Equatorial e CEP); h) 02 fotos 3×4; i) Cartão de vacinação atualizado, para os estudantes do 1o ao 5o ano; j) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1o, 2o e 4o ano do Ensino Fundamental; k) Cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário; l) Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia); m) Histórico Médico Escolar; n) Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta Ensino Integral, matutino e
vespertino, assinado pelo estudante ou seu responsável legal; o) Termo de autorização do uso da imagem do estudante assinado (para estudante menor de 18 anos o termo deverá ser assinado pelos pais/responsáveis).

Quem pode se matricular? Tem que pagar alguma taxa de matrícula ou mensalidade?

Podem se matricular estudantes que vão cursar o primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio. Não há taxa ou mensalidade. O ensino médio integral é público e gratuito.

É feita alguma seleção para que o estudante possa ingressar no ensino médio integral?

Não. Caso não exista vaga na escola desejada, o estudante é encaminhado para outra unidade de ensino integral ou para um a lista de espera.

Os estudantes recebem material escolar?

Sim, os estudantes recebem gratuitamente os livros didáticos e o fardamento escolar que vão apoiá-los durante a aprendizagem.

Como a equipe escolar é preparada?

Os professores e as equipes escolares recebem uma formação específica para atuar no ensino médio integral. Todos são preparados com antecedência para trabalharem juntos pelo sucesso dos estudantes.

Como é a relação com os professores?

Os professores do ensino integral são fixos, eles conhecem a rotina da escola e têm mais tempo disponível para contribuir com a evolução dos estudantes. E tem mais uma vantagem: cada turma tem um professor, o Docente Orientador de Turma, para acompanhá-lo mais de perto e pedir apoio diante de alguma dificuldade na escola e na vida, nas relações com amigos e na escolha profissional.

 

ÁGUA BRANCA

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR SEBASTIAO ALVES BEZERRA

RUA JOÃO PAULO II, 6 - CENTRO - ÁGUA BRANCA/AL, 57490-000

ARAPIRACA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA

RUA MANOEL NUNES NETO, S/N - CAPIATÃ - ARAPIRACA/AL, 57310-130

ARAPIRACA

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO BASICA LIONS CLUB*

RUA JOSE TERTO, S/N - JARDIM TROPICAL - ARAPIRACA/AL, 57316-185

ARAPIRACA

EEM INTEGRAL INTEGRADO A ED PROFISS PROFª IZAURA ANTONIA DE LISBOA

RUA ANTONIO MARROQUIM, S/N - BAIXÃO - ARAPIRACA/AL, 57305-570

BATALHA

ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES SANTOS DA SILVA

RUA PROJETADA, 40 - LOTEMANETO ALGAROBA - BATALHA/AL, 57420-000

CAMPO ALEGRE

ESCOLA ESTADUAL DORGIVAL GONCALVES

RUA RODOLFO DE MORAIS, 66 - CAMPO ALEGRE - CAMPO ALEGRE/AL, 57250-000

CAPELA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EDITE MACHADO

RUA MANOEL HIPÓLITO, 117 - CENTRO - CAPELA/AL, 57780-000

CORURIPE

ESCOLA ESTADUAL INACIO DE CARVALHO

PRAÇA CASTRO AZEVEDO, 154 - CENTRO - CORURIPE/AL, 57230-000

DELMIRO GOUVEIA

ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMAO SILVA

RUA HENRIQUE DIAS, S/N - NOVO - DELMIRO GOUVEIA/AL, 57480-000

DELMIRO GOUVEIA

ESCOLA ESTADUAL LUIZ AUGUSTO DE A MENEZES

RUA NASCIMENTO BANDEIRA, 215 - CENTRO - DELMIRO GOUVEIA/AL, 57480-000

GIRAU DO PONCIANO

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO GILVAN BARROS

AL 115, KM 02 - RODOVIA DIVALDO SURUAGY, PROGRESSO - GIRAU DO PONCIANO/AL, 57360-000
Carregar mais