Rondônia – Quero Integral
Facebook Youtube Instagram

COMO
FUNCIONA

projeto de vida

Estudar é importante, mas é fundamental entender o que a gente está fazendo agora pensando na vida lá na frente. Aqui todo mundo pensa junto, planeja e constrói um futuro.

protagonismo juvenil

Você é a pessoa certa, no momento certo. A gente só está aqui pra ajudar você a escrever, do seu jeito, a própria história.

ACOLHIMENTO

Todos são bem-vindos. As diferenças são o que nos fazem ainda mais fortes. Estudantes, professores, funcionários, amigos e família. Tudo junto e agora.

ELETIVA

Aqui, você pode escolher algumas atividades interdisciplinares e que dão aquela mudada na rotina. Perfeito pra experimentar novos ares.

ORIENTAÇÕES
DE ESTUDO

Não sabe por onde começar? Só vem que a gente ensina técnicas de estudo, autonomia e colaboração.

TUTORIA

Você pode escolher um professor para te acompanhar, trocar uma ideia e dar apoio naqueles momentos que você mais precisa.

APRENDIZADO NA PRÁTICA

Teoria não é nada sem a prática e vice-versa. Aqui, as aulas são dinâmicas e você vai poder aprender na real nos laboratórios.

TEMPO INTEGRAL

Você vai ficar um tempo a mais por aqui, mas nem vai sentir o tempo passar. Em outras palavras, seu desenvolvimento vai ser integral.

Ainda na dúvida?
Então, dá uma olhada.

Quais as diferenças entre o ensino médio integral e o ensino médio regular?

A escola de ensino médio integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas.

Para além das disciplinas da base curricular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – há aulas de projeto de vida, eletivas, orientação de estudos e práticas laboratoriais.

Dá para optar entre as aulas da parte da manhã ou da parte da tarde?

Não. No ensino médio integral não existe mais a divisão entre turno da manhã e turno da tarde. O turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia.

Como são as refeições?

Todos os dias, os alunos têm um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço e outro intervalo para o lanche da tarde. Todas as refeições são oferecidas dentro da escola.

Os estudantes também podem propor atividades?

Sim. Os estudantes do ensino médio integral podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola.

Quando começam as matrículas e quais documentos são necessários?

O calendário de matrículas ainda não foi divulgado. As informações estarão disponíveis em breve neste site ou no endereço da secretaria da educação.

Quem pode se matricular? Tem que pagar alguma taxa de matrícula ou mensalidade?

Podem se matricular estudantes que vão cursar o primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio. Não há taxa ou mensalidade. O ensino médio integral é público e gratuito.

É feita alguma seleção para que o estudante possa ingressar no ensino médio integral?

Não. Caso não exista vaga na escola desejada, o estudante é encaminhado para outra unidade de ensino integral ou para um a lista de espera.

Os estudantes recebem material escolar?

Sim, os estudantes recebem gratuitamente os livros didáticos que vão apoiá-los durante a aprendizagem.

Como a equipe escolar é preparada?

Os professores e as equipes escolares recebem uma formação específica para atuar no ensino médio integral. Todos são preparados com antecedência para trabalharem juntos pelo sucesso dos estudantes.

Como é a relação com os professores?

Os professores do ensino integral são fixos, eles conhecem a rotina da escola e têm mais tempo disponível para contribuir com a evolução dos estudantes. E tem mais uma vantagem: cada aluno tem a opção de escolher um professor para acompanhá-lo mais de perto e pedir apoio diante de alguma dificuldade na escola, nas relações com amigos e na escolha profissional.

 

onde estão as escolas de ensino médio integral?

Carregar mais